sexta-feira, dezembro 08, 2006

Festa da Imaculada Conceição de Maria.

No dia 8 de dezembro comemoramos uma festa litúrgica da Igreja Católica, o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A Igreja de Manaus, como em todos os anos, promove uma procissão com saída da Avenida Sete de Setembro às 16:30.

O nome de Imaculada Conceição concedido a Maria se deu devido a sua maternidade divina, título concedido a ela por um dogma da Igreja definido no século XIX, após longa história de reflexão e de amadurecimento, tendo em vista que a Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência graças a sua vocação: ser Mãe de Jesus, o Filho de Deus que assumiu nossa natureza humana.

Foi no dia 8 de dezembro de 1854 que Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus, fez a definição oficial do dogma da Imaculada Conceição de Maria.
Assim o Papa se expressou:

Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis.

Para explicar, a Igreja encontrou na Bíblia os fundamentos para esta doutrina. No capítulo 1, versículo 28, do Evangelho de São Lucas consta que Maria é “cheia de graça”, significando que ela está plena da graça divina, por isso não há lugar em sua vida e coração para o pecado.
Maria é o santuário vivo mais importante que qualquer outro santuário. Para isso Maria devia ser totalmente pura, isenta de qualquer mancha do pecado pois para ser mãe do Salvador, Nossa Senhora não poderia ficar sob o poder do demônio, mesmo por um breve momento que fosse. Se não estava sob o julgo do demônio, logo não tinha pecado algum.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição se tornou padroeira de Manaus desde o ano de 1695 quando foi erguida, pelos missionários carmelitas, franciscanos, jesuítas e mercedários, nas proximidades do Forte de São José da Barra do Rio Negro, uma pequena igreja que recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição por ser padroeira da antiga Missão do Tarumã.

Vamos todos viver essa festa da Igreja! Maria é nossa intercessora e também merece agradecimento por sua presteza.

Ana Paula Gioia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HALLELUYA 2011



PRODUTOS DA EDIÇÕES SHALOM PELO (92) 9146-4402 | 3232-1776
ENTRE EM CONTATO CONOSCO !!! SOMENTE PARA MANAUS E O INTERIOR DO AMAZONAS !