sexta-feira, julho 21, 2006

Papa Bento XVI, envia mensagem para Simpósio com tema "Amazônia, fonte de vida" - 19.07.2006

Bento XVI considera que o respeito pela natureza é um dos âmbitos em que os cristãos podem “oferecer ao mundo um testemunho credível” em conjunto. Numa mensagem enviada ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, o Papa saúda a iniciativa ortodoxa de promover um simpósio subordinado ao tema “Amazônia, fonte de vida”. O evento acontece até amanhã (20/07) em Manaus, capital do Estado do Amazonas, no norte do Brasil.

Segundo Bento XVI, existem “objetivos práticos e de sobrevivência do homem que podem e devem unir todas as pessoas de boa vontade”. No texto, revelado pela Rádio Vaticano, o Papa lembra a adesão dos católicos aos valores evidenciados pelo simpósio, dado que a deterioração do ambiente “tem profundas repercussões sobre as populações”.

A respeito da responsabilidade de salvaguarda da Criação, o Papa faz referência ao compromisso comum entre católicos e ortodoxos, visto como “um exemplo da colaboração” que ambas as Igrejas devem promover “para responder ao apelo de um testemunho comum”.

A mensagem revela ainda que o Papa espera que o Simpósio “chame, mais uma vez, a atenção das populações e dos governos para os problemas, as necessidades e as emergências de uma região (a Amazônia) cuja estabilidade ecológica está tão ameaçada”.

A representação do Vaticano no simpósio esteve a cargo do presidente emérito dos Pontifícios Conselhos da Justiça e da Paz e “Cor Unum”, Cardeal Roger Etchegaray, juntamente com o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cardeal Geraldo Majella Agnelo.

Bartolomeu I lançou um apelo em defesa da “frágil beleza do mundo” que se reflete no rio Amazonas. O evento reúne cerca de 200 cientistas, teólogos, líderes religiosos, ambientalistas, representantes de organismos internacionais, chefes indígenas e jornalistas de todo o mundo.

Os debates acontecem em barcos, que navegam pelas águas do rio Amazonas. Vários dos líderes religiosos presentes ao Simpósio propõem uma mudança na interpretação bíblica de que devemos sujeitar a natureza às necessidades humanas, considerando, antes, a natureza como sujeito da nossa história.
Papa ressalta importância da Amazônia perante ameaça à ecologia - 20/07/2006
(ANSA) O Papa Bento XVI ressaltou hoje (20/07) a importância da bacia do rio Amazonas, frente às ameaças ao equilíbrio ecológico na região, e manifestou seu apoio ao Patriarca Ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I, que participa da realização do Simpósio "Amazonas, Fonte de Vida", que termina hoje em Manaus.

O pontífice fez um chamado aos povos e governos "sobre os problemas e sobre as necessidades de uma região tão afetada e ameaçada em seu equilíbrio ecológico. Os rios e suas selvas, em sua beleza e com sua imponência nos falam de Deus e de sua obra grandiosa a favor do homem".

Segundo o pontífice, as águas do Amazonas constituem "uma fonte incomparável de harmonia e de riqueza, e se apresentam como um livro aberto, cujas páginas revelam o mistério da vida".

"A tarefa de enfatizar uma oportuna catequese sobre a criação, para ressaltar o sentido e o significado religioso de sua proteção, está fortemente vinculado a nosso dever de Pastores, e pode ter um importante impacto na percepção do valor da vida", escreveu o Papa.

Ortodoxos e católicos devem juntos "buscar constantemente um testemunho comum também para a tutela da criação", acrescentou o Papa. Bento XVI enviou como seu representante ao simpósio o cardeal Roger Etchegaray.
Fonte: cancaonovanews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HALLELUYA 2011



PRODUTOS DA EDIÇÕES SHALOM PELO (92) 9146-4402 | 3232-1776
ENTRE EM CONTATO CONOSCO !!! SOMENTE PARA MANAUS E O INTERIOR DO AMAZONAS !