domingo, junho 25, 2006

O que foi o 1º Encontro dos Amigos do Shalom de Manaus, no dia 24.06.06

Por Harlen Magalhães.

O Encontro iniciou-se, com um ótimo momento de louvor e animação, com várias músicas da comunidade. E logo após, a oração inicial com a música “Paz Real”, conduzida de uma forma dinâmica e oracional, onde todos puderam louvar e experimentar o Senhor, espontaneamente naquele dia. Seguidos de uma dança, juntos com o ministério de dança Emanuel, pudemos cantar e dançar “Deixa a Glória de Deus entrar, invadir os espaços do meu coração...”, sendo este, um momento de muita intimidade, com o Esposo das nossas Almas.

Em seguida tivemos um breve comentário, sobre os Ícones na Igreja: sua origem, sua importância, por que são considerados sagrados, e o que eles têm para nos falar.

Aqui, transcrevemos o que o Wilton nos falou, sobre os ícones.
“ Na realidade o ícone é um evangelho; ele é uma unção dada a um homem de Deus, no caso, os monges, para pintarem algo sagrado, que nos chame à atenção, em nosso meio.

Então nós, que sempre caminhamos um pouco, e achamos maravilhoso, que algumas congregações, ordens e comunidades, estão trazendo de volta os ícones. Sendo assim, nós que estamos dentro de uma paróquia franciscana, da qual Francisco de Assis tinha uma grande reverência, e que alguns ícones inclusive, levam um pouco da sua própria história. Podemos dizer que as pessoas que fizeram os ícones, elas jejuaram, estavam diante de Deus, e quiseram passar algo de novo, para cada um de nós.

E, quando contemplamos a imagem de Maria e do menino Jesus, aqui de forma jovem, Deus fala algo dentro de nós. Porque essa pintura não é pressa em si mesma, ela tem algo de infinito dentro dela; é, como se fosse uma porta para algo grandioso, que é a imensidão da vontade de Deus, do coração de Deus. E algumas coisas têm várias histórias, por exemplo, eu estava reparando o corte no rosto de Nossa Senhora. Teve um período na igreja, no começo dos séculos, não no começo, mas depois de um tempo, as pessoas achavam que os ícones eram errados, e houve uma grande quebração de ícones. E foi nesse momento, que um monge pintou o rosto de Nossa Senhora sangrando, e assim Deus fala para nós, através do ícone, fala alguma coisa. Você olha e se perde no olhar infinito da Mãe, e aí não consegue adorar e contemplar a Mãe, aí você só consegue adorar e contemplar o infinito da vontade de Deus.

Então irmãos, nós que somos da comunidade, sempre gostamos de usar o ícone dentro de nossos lares, em nossas casas. As nossas casas são sempre bombardeadas, por muitas imagens ruins, programas ruins, filmes ruins. O que é mal entra por nossos olhos, diz o evangelho: “as luzes do nosso corpo, são os olhos”. Então porque não difundimos coisas sagradas, para que o mundo que não consegue, não quer nos ouvir, possa ver e sentir tocado, por algo que fale, sem dizer uma única palavra: profundamente ”.

Mais um momento de oração, e logo depois, vários testemunhos dos participantes, sobre o momento de oração inicial, o cantar e dançar para o Amado, experimentar a graça que é o grupo de oração, também foi um momento de muitas curas, exercidas através do perdão.

Mais um breve comentário sobre, o 1º Encontro dos Amigos do Shalom e o Amor Esponsal. Que segundo o Wilton: “ Ao rezar por esse encontro, em suas orações pessoais, o Senhor lhe deu uma frase, uma única frase para nos dizer; Vocês já ouviram falar na expressão Amor Esponsal, dentro da Igreja.

Amor esponsal, nos moldes de Santa Teresa d´Ávila, é aquele amor que você possui, como o amor de um marido por uma esposa ou de uma esposa por um marido. E que todos nós também temos, por Aquele que não vemos; um amor todo especial, para com Aquele que é o nosso Senhor, que pode tudo em nós.

E quando você pensa nesse amor esponsal, esse amor esponsal é capaz de todas as coisas; é capaz de se doar, de se alegrar, de cantar, de se apoiar uns nos outros. E mais, esse amor esponsal, ele vai além, muito além do que a gente sente. E nós às vezes pensamos que amor, somente tem haver com sentimento: se eu amo, eu tenho que senti algo, porém no evangelho nem sempre é assim, nem sempre podemos ter um sentimento. Contudo, o amor evangélico vai muito além, porque Deus é uma pessoa, a paz que nós cantamos no início do encontro é uma pessoa.

Então esse amor esponsal, tem haver com o encontro, com o estado de espírito, a vontade de está com o teu Deus, a vontade de conhecer e ser conhecido, a vontade de se lançar. Vejam por exemplo: o ministério de dança, por que tem esse nome, ministério de dança, que dizer que só dançar é um ministério, hoje vocês viram que é. No entanto tem muita gente, que se nós convidássemos como alguns falaram: vamos a uma igreja, escutar uma palestra, uma pregação, uma palavra, talvez a pessoa não viesse, mas se nós tivéssemos dançando lá na praça desse jeito, será que nós não atrairíamos muitos, para dentro dessa obra, já pararam para pensar nisso. Portanto, o ministério de dança pode ter uma grande atração, por outros que não tiveram uma experiência de Deus.

A gente dança para se alegrar diariamente, e hoje nós dançamos rezando, no Espírito, alguns até testemunharam; e, eu tenho certeza, que aconteceu muito mais curas, porque sempre acontece. No entanto, esse Deus tem a capacidade, como pessoa, de todos nós nos relacionarmos com Ele, é como esse que está do teu lado, que você pode ver e pode tocar.

Sendo assim, o convite que foi esse momento, é que todos nós deveríamos pesquisar: saber o que é, se aprofundar mais, o que Santa Teresa quis dizer com a expressão Amor Esponsal. O que ela quis dizer com tudo isso, quando ela se referia ao Esposo da Alma dela ”.

Portanto, a todos que puderam lê esse texto, quisemos de forma integral publicar, o que foi o 1º Encontro dos Amigos do Shalom de Manaus. Um encontro magnífico, que contou com a participação do Grupo de Oração Emanuel–Amigos do Shalom e com um grupo de pessoas, que já se encontra com o Carisma e a Vocação Shalom. Além do lançamento oficial, do nosso Blog na internet, com uma página local, no dia de São João Batista.

Muito obrigado, por nos visitar e, saiba este espaço é um local de relacionamento, entre você e todos nós Amigos do Shalom. Querendo nos conhecer, é só entrar em contato conosco, por e-mail ou deixando vários recados no mural.

Shalom do Pai !!!

Confira as fotos do Encontro, no nosso Álbum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HALLELUYA 2011



PRODUTOS DA EDIÇÕES SHALOM PELO (92) 9146-4402 | 3232-1776
ENTRE EM CONTATO CONOSCO !!! SOMENTE PARA MANAUS E O INTERIOR DO AMAZONAS !